Contorno da seção

  • Nosso Curso

    Prezado(a) Mediador(a),
     É com enorme satisfação que lhe damos as boas-vindas ao time de mediadores culturais do curso “Agentes de Turismo Cultural e Criativo”!

    O seu papel é fundamental para o sucesso dessa iniciativa, que visa capacitar jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade a transformar a realidade local por meio do turismo.
    Este espaço foi elaborado para apresentar o material didático e orientá-lo(a) sobre como conduzir a mediação junto aos educadores populares, que estarão responsáveis pelas aulas presenciais. 
    Entendemos que sua função é fundamental para o sucesso do Projeto Geração! 
    Você será o elo entre a coordenação do Projeto, a Plataforma Geração,  o conhecimento e os educadores populares, orientando-os nesta jornada de descoberta do turismo de base comunitária.
     Lembre-se:
     • O material didático elaborado fornece a base necessária para que você conduza as suas atividades.
     • Seu papel é ser um mediador. Provoque a colaboração e o diálogo entre os educadores populares.
     • Incentive que o educador popular siga as orientações do plano de aula e construa as aulas valorizando os conhecimentos e experiências prévias dos cursistas.
     • Esteja disponível para tirar dúvidas e oferecer suporte aos educadores populares durante todo o curso.
     • Conte sempre com o apoio da coordenação e não tenha vergonha em pedir ajuda quando precisar.
     • A alimentação da Plataforma Geração é sua principal atividade, para tanto deve construir uma rotina de acompanhamento do curso, criação da página da turma, preenchimento do calendário, lançamento de frequência e postagem do material indicado na página do curso; 

    Estamos felizes em ter você conosco!!

    Atividades: 2
  • Material Didático

    Material Didático 

    Projeto Geração desenvolveu uma coleção o seguinte material didático:
     1. Áudios:
     Apresentações do conteúdo programático do curso em linguagem explicita, acessível, com duração média de 15 minutos, para cada um dos volumes.
     Podem ser utilizados como ponto de partida para debates, trabalhos em grupo ou como tarefa prévia ao encontro presencial.
     2. Volumes Impressos:
     Composto por quatro volumes (Nossos Direitos, Nosso Lugar, Nossos Visitantes e Nosso Futuro) com narrativa envolvente que apresenta quatro personagens fictícios vivenciando uma comunidade que desenvolveu o 
    turismo de base comunitária com sucesso.
     A linguagem é simples e os volumes trazem links para outros arquivos de vídeos, textos e podcasts, que facilitam a compreensão e a fixação dos conteúdos abordados, dando a possibilidade de aprofundamento nas 
    questões de maior interesse dos aluno.
     Os exemplos foram escolhidos para mostrar na prática como o turismo de base comunitária funciona, seus desafios e benefícios, através da experiência verídicas.
     A leitura poderá ser individual ou em grupo, seguida de debates, análises de situações e realização das atividades práticas propostas no material durante as aulas presenciais ou online.
     3. E-books:
     Síntese dos conteúdos programáticos em formato visual, utilizando mapas mentais. Estão dispostos em arquivos digitais interativos, com cores vibrantes, ícones e palavras-chave que facilitam a memorização e o acesso à informação.
     O objetivo é revisar e consolidar o aprendizado de forma dinâmica e visual, conectando os principais conceitos.
     A combinação do áudio com a narrativa dos personagens no material impresso e ebook com infográficos, oferece uma abordagem de aprendizado multimodal que:
     • Engaja diferentes estilos de aprendizagem (auditivo, visual, textual).
     • Facilita a compreensão e retenção do conteúdo através de múltiplas representações.
     • Oferece suporte contínuo com materiais que podem ser revisados e utilizados como referência em atividades práticas e projetos.
     Todos os materiais estarão disponíveis na plataforma do Projeto Geração. 

    Atividades: 0
  • É denominado Nossos Direitos e tem como objetivo debater com os cursistas os seus direitos e deveres enquanto membros de uma comunidade, cidadãos e trabalhadores do setor do turismo. São destacado o papel das 
    lutas coletivas, dos movimentos sociais e sindicais para a efetivação dos direitos assegurados em leis, como a Constituição Federal de 1988 e tratados internacionais, como as Convenções da OIT.
     Nas páginas iniciais do impresso apresenta o guia de uso do material didático e em seguida a narrativa intercalada por momentos de reflexão e questões para debates nas aulas presenciais. 

    Atividades: 2
  •  Nosso Lugar apresenta aos cursistas como identificar, valorizar e promover o potencial turístico das comunidades em que vivem, reconhecendo e respeitando a sua história, geografia, patrimônio, identidade e valores. 
    São abordados conceitos teóricos com exemplos práticos para o desenvolvimento de experiências turísticas sustentáveis e solidárias que gerem conexões emocionais, fortaleçam o coletivo, valorizem o patrimônio, 
    gerem renda e promovam o desenvolvimento da comunidade

    Atividades: 2
  •  Nesse volume, Nossos Visitantes, traz a compreensão do perfil do turista, atual e desejável, suas expectativas e como a comunidade pode recebê-lo.  O que pode ser oferecido e para quem?  Oferta e demanda na perspectiva de cada localidade. Quais características o turismo precisa ter para ser aceitável pelas comunidade. Condições mínimas para se receber visitantes em uma localidade.

    Atividades: 2
  •  Nosso Projeto, Nosso Futuro orienta os cursistas na elaboração e implementação do Projeto de Desenvolvimento do Turismo na Comunidade, utilizando a história, cultura, patrimônio material e imaterial levanta dos anteriormente. 
    Essa é a parte prática do curso e propõe ferramentas para preenchimento dos cursistas, com levantamento de dados, análises de situações e definições estratégicas para elaboração de plano de ação e intervenções na comunidade para que o turismo aconteça como desejado, dentro do possível.

    Atividades: 3
  • Mediador/a Cultural - Você irá realizar um contato com o Educador Popular vinculado ao curso que você está responsável por acompanhar e solicitar que o mesmo indique um/uma liderança comunitária para realizar a entrevista abaixo. A entrevista deve ser online, gravada (com consentimento do entrevistado). 

    Roteiro de entrevistas com Lideranças Comunitárias 
    A entrevista oral/gravada só acontecerá após o consentimento do entrevistado.  A transcrição das informações coletadas será realizada pela equipe do projeto e, em seguida, será feita a análise do material com vistas a construir o mapa do emprego e das necessidades por qualificação do setor produtivo das comunidades 
    tradicionais. 
    Perguntas: 
    1. Como a sua comunidade se organizou ao longo tempo para garantir a subsistência/renda? E quais as principais ocupações? 
    2. Na sua visão, qual ou quais as necessidades da comunidade em relação à qualificação para o trabalho? E os jovens, quais as perspectivas em relação ao trabalho/emprego? 
    3. O que o Sr/Sra pensa sobre o curso de formação com foco no turismo cultural e criativo que acontece/aconteceu na sua comunidade?

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